* Actividade: identificação das 4 formas geométricas com base nas suas características.
* Material: formas geométricas existentes na sala.
1. No decurso da exploração das formas geométricas e em situação de grupo, ofereça a cada criança uma forma geométrica, de modo que a criança possa manipular e perceber os contornos da mesma. Depois recolha as peças.
2. Peça a uma criança que feche os olhos e entregue-lhe uma peça. Pretende-se que através da manipulação e da descrição das suas características, a criança identifique a forma.
Note que é fundamental que a criança vá verbalizando as características da forma, mesmo que descubra de imediato qual é. Insista para que identifique as suas características básicas - tem bicos/cantos, tem lados, tem 3/4 lados, os lados são de tamanho igual/diferente, é redondo.
Ainda que a possa ajudar, procure que seja a criança a identificar as características, evitando dessa forma que a sua participação se resuma a responder sim/não.
O interesse desta actividade é a de aliar a expressão matemática ao desenvolvimento da oralidade com recursos de que já dispõe na sala.