Agora que nos aproximamos do 1º momento de avaliação formal, relembremos algumas ideias importantes sobre esta questão.
* * Para conhecer melhor a criança…
* Avaliação diagnóstica –recolheu informação no inicio do processo de ensino e aprendizagem, a qual permitiu-lhe traçar o perfil de partida da criança. Com base na mesma, ficou a conhecer melhor a criança e em consequência, adequou a sua prática educativa de forma a responder às necessidades que identificou como prioritárias.
* * Para perceber o que a criança aprendia e como aprendia…
* Observação e registo de evidências – de forma contínua, recolheu informações de cada criança e do grupo através de diversos procedimentos metodológicos (portefólio individual, portefólio de grupo, registos de observação/reflexão, …)
* * Para adequar o processo de ensino …
* Planificou e desenvolveu actividades em função das necessidades individuais e de grupo diagnosticadas na avaliação inicial, como forma de lhes dar a resposta mais adequada;
* Reformulou estratégias e actividades em resultado da observação e avaliação contínuas, tendo em vista dar resposta, em tempo útil, às necessidades evidenciadas.
Estamos a falar de avaliação formativa. Aquela que visa ajudar a criança no seu processo de aprendizagem. Ainda não, naquela que avalia resultados do processo. Ficará para outra ocasião.
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