25 de Abril - a Revolução dos Cravos

Respondendo ao apelo do Educ@ naWeb, recebemos da Educadora Ana Amador - JI do Sabugueiro - o seguinte contributo a propósito da comemoração do 25 de Abril. Ambas actividades foram realizadas no ano lectivo anterior com o respectivo grupo de crianças.
* Poesia realizada com as crianças *

As crianças fizeram ainda um cravo com papel crepe verde e vermelho. Para o pé do cravo recorreu a paus de espetada pintados com marcador de acetato verde.

"Todas as crianças do Jardim-de-infância do Sabugueiro levaram para casa um cravo igual a este como símbolo da Liberdade."

Ficam as imagens que ilustram o trabalho:


*-----------------------@---------------------*

A revolução do 25 de Abril é também conhecida pela revolução dos cravos.

Porquê o cravo?
"O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidários com os soldados revoltosos. Alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas." in Wikipédia
---------------------@-----------------------

Nem sempre é fácil explicar às crianças o que foi e o que simboliza o 25 de Abril. Por isso, talvez ajude saber como outras crianças interpretam a história que lhes é ensinada. Veja aqui este cravo e conheça as interpretações dos alunos das professoras Angélica e Ana Paula da Eb1 de Portel sobre o 25 de Abril.


*------------------@--------------------*
E por fim, seguindo as sugestões da Educadora Esmeralda do blog JI de Vale da Porca, aqui ficam as imagens de alguns livros sobre o 25 de Abril, os quais poderão ser bons recursos para a abordagem do tema.
O 25 de Abril contado às crianças...e aos outros - José Jorge Letria
Terramar
O soldado João de Luísa Ducla Soares
Livraria Civilização Editora
O Rapaz da bicicleta azul - Álvaro Magalhães
Campo das Letras
O Tesouro - Manuel António Pina
*--------------@-----------------*
Não deixe de visitar o Centro de Documentação 25 de Abril - Universidade de Coimbra - onde encontra recursos online dirigidos a crianças, como por exemplo, a banda desenhada 25 de Abril.
e...
aguarde por amanhã!
Canção "Uma Gaivota" e respectiva letra ilustrada.

6 comentários:

Unknown disse...

No ano passado aprendemos esta canção...as crianças gostaram imenso e tb a escrevemos em pictograma/imagem associada à palavra...um trabalho muito belo e rica, bjs Teresa Rebelo

Albertina disse...

Olá Teresa. É de facto uma bonita canção. Bjs

Anónimo disse...

nao gosto da cançao

Albertina disse...

Olá Anónimo!Não se preocupe. O bom do 25 de Abril é poder gostar-se do que se quer e poder dizê-lo...sem necessidade de se apresentar anónimamente. :)

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Albertina,

Já conheces, com certeza, a história do 25 de Abril contada aos mais pequenos? Podes encontrá-la no Pré Histórias!

Continuação de um óptimo trabalho e de úteis partilhas (apesar dos "anónimos...)

Bjs, Juca

Albertina Pereira disse...

Obrigada Juca, eu já conheço mas tenho muito gosto em divulgá-la aqui. Bjs :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd