Celebrar a Cidadania Europeia

No dia 9 de Maio celebra-se o Dia da Europa.

Também em muitas Escolas e Jardins de Infância este dia é celebrado com o desenvolvimento de actividades variadas. Sabemos que nas nossas salas tem vindo a crescer o número de crianças oriundas de outros paízes da Europa e só por esta razão já se justifica a celebração do evento. Mas ainda que não seja o caso, valerá a pena não deixar passar a ocasião em branco, na medida em que celebrar o Dia da Europa é também uma forma de educar para a cidadania.

Saber que integramos uma comunidade mais vasta do qual fazem parte pessoas como nós, mas que falam outras línguas, têm outros costumes e fazem-se representar por símbolos próprios, diferentes do nossos, não só alarga horizontes como promove sentimentos de respeito pelo outro e desperta a curiosidade por saber mais. Celebrar o Dia da Europa representa sobretudo celebrar a união e a união resultará do conhecimento que se tem do outro e do valor que lhe atribuímos. Penso que nesse dia será, esta, a mensagem essencial a passar à criança em contexto de ensino Pré-Escolar.

Alguns detalhes:

"A bandeira da Europa é o símbolo não só da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE.

História da bandeira
"A história da bandeira começa em 1955. Nessa altura, a União Europeia existia apenas sob a forma da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, com seis Estados-Membros. Alguns anos antes tinha sido criado um outro organismo - o Conselho da Europa
- que reunia um número superior de membros e cuja função consistia em defender os direitos do Homem e promover a cultura europeia.
O Conselho da Europa procurava um símbolo que o representasse. Após alguma discussão, foi adoptado o presente emblema - um círculo de doze estrelas douradas sobre fundo azul. Nalgumas culturas, o doze é um número simbólico que representa a plenitude, sendo também, evidentemente, o número dos meses do ano e o número de horas representadas num quadrante de relógio. O círculo constitui, entre outras coisas, um símbolo de unidade." in Portal da Europa

Para colorir

Se quiser partilhar o seu trabalho sobre este tema conte com o Educ@ naWeb!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd