Um último esforço...

... o ano está a chegar ao fim!

Aproximamo-nos do fim do ano lectivo e, para muitos, do fim de um ciclo de três anos. Alguns poderão manter a esperança da continuidade na mesma Escola/Agrupamento, mas outros darão já, como certo, a mudança para algo novo. Terminar este ciclo da melhor forma depende de si.
O fim do ano lectivo é profíquo em trabalho. Há inúmeras tarefas e procedimentos a cumprir, inerentes ao encerramento do ano lectivo em curso, mas também, de preparação para o ano seguinte. Sentimos o peso da carga extra de trabalho num espaço de tempo cada vez mais limitado. É, pois natural, que se sinta a trabalhar contra-relógio. Ainda por cima, para ajudar (?), sente ainda a perspectiva da chegada do 1º dia de férias, que chama por si, aos gritos. Esta confusão de deveres, cansaço e necessidade urgente de sentir-se em férias, poderá levá-lo(a) a querer fazer as coisas à pressa, para despachar. Se por um lado é compreensivel (porque é humano!), por outro, sabemos que é um erro, não só porque compromete a qualidade do seu trabalho, como comprometerá a sua imagem profissional.
Durante o ciclo da sua actual colocação esforçou-se, como é esperado, por ser um(a) profissional responsável e competente, dando de si uma imagem positiva. Seria um erro, nos últimos dias do ano lectivo, comprometer o esforço dispendido até agora por querer despachar ou fazer as coisas em cima do joelho. É por isso importante deixar a casa, bem arrumada.
Arrume os papeis
Organize a informação que deixará ficar atrás de si, a qual será útil para quem o(a) substituir. Lembre-se que o ciclo nesta Escola termina para si, não para o seu grupo de crianças pois continuarão na mesma Escola. Esmere-se na informação relativa às crianças que transitarão para o 1º ciclo, de modo que a mesma possa ser, de facto, útil ao docente. No próximo ano lectivo já lá não estará para adicionar informações ou prestar esclarecimentos caso haja necessidade disso. O mesmo se aplica ao grupo de crianças que continuará no pré-escolar.
Limpe a casa
Seja criterioso(a) relativamente à papelada que deixa atrás de si. Abra os dossiers e pergunte-se se é de facto relevante incluir neles toda a informação que contêm. Nem tudo que fez sentido guardar no decurso do ano lectivo terá utilidade no ano seguinte. Poderá ser apenas lixo, uma vez que com o findar do ano, perderá validade. Não deixe para o seu/sua sucessor(a) esse trabalho.

A diferença está muitas vezes nos detalhes. Há esforços que são minimizados pela importância que atribuimos a um detalhe, assim como algo simples se pode tornar grandioso pelo mesma razão. Seja exigente com a marca que deixa atrás de si. Será recordado(a) também por isso.

3 comentários:

Luz disse...

Obrigado pelo conselho.
Vou arrumar a casa!
Luz

Albertina Pereira disse...

Convém... :)

Rosangela Barros disse...

OI AMIGA! TEM UM SELINHO ESPECIAL PARA VOCÊ NO MEU BLOG! PASSA LÁ PARA PEGAR TÁ! BJOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd