A Participação da Família no JI

Fonte: "A participação dos pais no jardim-de-infância" - Tese de mestrado de Sandra Oliveira Vaz Carvalho, Universidade Portucalense (2008).

"As relações escola-família abrangem uma grande diversidade. As formas e as áreas de intervenção, bem como o grau de participação e compromisso conduzem a várias tipologias de participação.
Joyce Epstein (1984), propõe uma escala de seis pontos: Cinco referentes a tipos de relação escola-família e uma da relação com a comunidade.
Tipo 1
Obrigações básicas das famíliasA escola ajuda as famílias, sobretudo as mais carenciadas, no cumprimento das suas obrigações básicas: bem-estar, afecto, saúde, alimentação e vestuário. As escolas informam as famílias para que estas melhor possam dar resposta a esta necessidade, o que pode ser feito através do recurso aos “media” locais e boletins informativos.
Tipo 2 – Obrigações básicas das escolas
A escola tem obrigação de comunicar, de diversos modos, informações às famílias acerca do progresso dos alunos e dos programas educativos escolares. Os processos são variados: telefone, correspondência, boletins e reuniões.
Tipo 3 – Envolvimento na escolaEnvolvimento da família em actividades de voluntariado na escola, tais como:apoio na realização de festas, comemorações, visitas de estudo e actividades lectivas. Nas escolas secundárias, sobretudo, o desafio dirige-se ao trabalho voluntário de alunos apoiando colegas com mais dificuldades, ou participando em actividades de apoio às famílias.Tipo 4 – Envolvimento em actividades de aprendizagem em casaAs actividades deste tipo de envolvimento são o apoio na realização dos trabalhos de casa e supervisão do estudo. O importante é que os alunos e as famílias troquem ideias sobre o trabalho escolar de uma forma continuada, com o apoio dos professores.Tipo 5 – Participação na tomada de decisõesEstas tarefas podem ser desempenhadas, por exemplo, através da participação em Associações de Pais, Conselhos Pedagógicos e Conselhos Consultivos.
Tipo 6 – Colaboração e intercâmbio com a comunidadeEste tipo de participação refere-se à partilha de responsabilidades e de recursos entre a escola e as instituições comunitárias que trabalham com as crianças e os jovens. O principal desafio consiste em conseguir estabelecer uma boa interacção e articular todos os serviços com as escolas e as famílias."
A tese faz referência a outros modelos de envolvimento os quais têm em comum o "objectivo de promover a relação entre a instituição escolar e a família (...) possibilitando à família adoptar o (s) tipo (s) de envolvimento que mais se adaptam às suas características, nível socio-económico, entre outros factores determinantes."
A autora refere ainda os beneficios para os educadores:
"O envolvimento dos pais também facilita o trabalho dos professores, uma vez que aqueles passam a ter uma atitude mais favorável face a estes e apoiam mais o seu trabalho e a escola na globalidade."
Para saber mais sobre este tema, clique no título e aceda ao trabalho completo.
Envolver a família no quotidiano do Jardim de Infância é uma prática mais ou menos generalizada, no entanto é sempre possível fazer mais e melhor. O difícil é saber...o quê?! Como?
Este post surgiu na sequência do pedido de uma colega que me contactou porque gostaria de desenvolver um projecto que envolvesse mais os pais no JI. Apelando ao espírito de partilha que se tem mostrado no Educ@ naWeb, lanço aqui o desafio para que contribua com sugestões no âmbito do envolvimento parental no Pré-Escolar. Todas as sugestões (leituras, ideias, projectos desenvolvidos, etc) serão bem-vindas e serão divulgadas no blog, para que dessa forma sirva a todos. Contamos consigo!

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