Partilha de actividades

Antónia Domingues - Sernancelhe
"Olá. Venho de novo partilhar algumas coisas que se têm feito no Jardim de Infância de Aldeia de Santo Estêvão. As crianças gostaram de fazer e gostaram do resultado final. Eu também gostei e espero que vocês também gostem.
Frequentemente as histórias servem como motivação para o trabalho que se vai realizar. Como o Inverno ainda está no seu início, o frio tem sido constante e como a neve nos tem visitado quase semanalmente, os trabalhos com conteúdos relacionados com esta estação ainda se estão a realizar e, a partir da exploração de histórias, vão continuar a realizar-se.
A partir da história "O boneco de neve", após a sua dramatização, procedeu-se à exploração de determinados conteúdos e conceitos tais como: formas (redondo, círculo...) cores, sentidos (tacto), exploração espacial (em cima /em baixo), tamanho (maior/menor), etc. Realizou-se então um móbil com papier maché e um placar com bonecos de neve onde se utilizaram várias técnicas.



Mobil de Pinguins


O desenho mágico realizou-se após a exploração da história A velhinha e as raposas, da biblioteca de valores, que aborda o valor da amizade e da beleza que nos rodeia. Falou-se precisamente destes valores, das vivências de outros povos, nomeadamente, tipo de alimentação e de habitação, situação geográfica, características culturais, etc. Com esta pintura tentou reproduzir-se a ilustração do livro. Utilizou-se uma espécie de aguarelas feita com os feltros dos marcadores que já não escrevem e pincéis mágicos (cotonetes e paus de espetadas) molhados em tinta mágica (lixivia).  As crianças adoram ver o desenho surgir aos poucos e o resultado final fica fantástico. Resulta com qualquer cor desde que esteja forte.
                          

2 comentários:

Maria disse...

hermoso todo aqui!
me encanta el blog!
felicitationes!

Patrícia disse...

adorei este blog!! =)

Apenas não percebi como fazem a aguarela com o feltro dos marcadores. Será que me podes explicar melhor? também gostava de utilizar essa técnica. =)

Obrigada

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd