Partilha de ideias

Uma partilha de Antónia Domingues - Jardim de Infância de Aldeia de Santo Estêvão - Sernancelhe
"Visito frequentemente este lugar de partilha e devo dar os parabens a quem teve a ideia de criar este sítio tão interessante, assim como a todos quantos partilham as suas ideias e trabalhos. Após bastante tempo de hesitação, resolvi agora, também eu, partilhar um pouquito de algum do trabalho que tenho feito. Espero que seja do vosso agrado e que com ele possa contribuir para o enriquecimento da prática profissional dos educadores de infância. 
         Começo por mostrar o quadro das presenças, dividido em "janelas dos meninos e janelas das meninas" no qual muito naturalmente as crianças colocam a inicial do seu nome. Ao pegarem na sua letra, que facilmente "aprenderam" a conhecer, vaõ-se dizendo palavras começadas por essa mesma letra, trabalhando-se desta forma a iniciação à leitura.  
      Em cada segunda feira, segundo as minhas indicações, é colocada uma ordem diferente das crianças. Assim, podem-se trabalhar noções como: quem é o primeiro, ...a seguir, o segundo, o ultimo.... etc. Nos dias que se seguem, ao longo dessa semana, as crianças têm que colocar a letra do seu nome segundo a ordem estabelecida na segunda feira fazendo trabalho de associação.



Nesta imagem pode observar-se o calendário de niversários.
Este tem 12 "potes de mel" que correspondem aos doze meses do ano. Em cada um deles estão abelhas que identifica a(s) criança(s) que nesse mês fazem anos. Há potes que não têm abelhas, ou seja, nesse mês nenhuma criança festeja o seu aniversário.
Com este tipo de calendário de aniversários, a matemática está 100% presente podendo trabalhar-se noções como: o pote onde há mais abelhas, o pote que tem menos abelhas, o pote que não tem abelhas, o primeiro, o segundo, o que está atrás do Winnie, o que está à frente, o pote que só tem uma abelha, quantos é que não têm abelhas, etc, etc..."



Agradeço à Antónia a iniciativa de colaborar com o Educ@ naWeb, enriquecendo este espaço com a sua partilha através das imagens que nos enviou e também com as informações, tão necessárias.  Sabemos o valor de uma imagem, mas se a elas juntarmos algo mais, mais rica será a partilha.
Aproveito para convidar aqueles que ainda não se juntaram ao Educ@naWeb neste prática, para o fazerem.  Afinal de contas, temos muito a aprender uns com os outros. Consigo, também!

2 comentários:

Luz disse...

Obrigado pela partilha.
Luz

Di disse...

adorei a partilha da Antónia! muitos parabéns!
beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd