Neve de farinha

Mais uma partilha da Antónia Domingues - Jardim de Infância de Aldeia de Santo Estêvão - Sernancelhe

"Olá mais uma vez. Apesar de estarmos perto do Carnaval o Inverno ainda continua e com a ele a realização de trabalhos que a partir do frio se expandem para outros temas inter-relacionados.  Ao longo do mês que passou, com o frio e após a exploração do poema "O Inverno é...", falámos em tipos de habitação e formas de nos aquecermos. Este assunto foi o ponto de partida para a realização do painel onde se vêm casas com a chaminé a fumegar, numa paisagem nocturna, com a brancura da neve a envolver.
 A farinha utilizou-se porque, para além da cor branca, se explorou o sentido do tacto e a alusão ao macio e ao áspero, proporcionando-se a exploração da neve e da farinha como sendo macias. O aspecto da janelas iluminadas vem na sequência de se falar na electricidade como forma de nos podermos aquecer e de iluminação.


Falou-se nos animais que vivem nos climas frios e no facto de estes terem pêlo quente que os protege do frio. Assim, naturalmente surgiu o urso polar e seus parentes. As crianças ficaram a saber que alguns animais hibernam e após visionarem um filme sobre diferentes ursos, desenharam 2 ou 3 dos que mais gostaram.  Os desenhos foram recortados e colados sobre um fundo adequado. Dos ursos que mais gostaram e mais desenharam foi o panda, o urso polar e o urso pardo.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd