Morangos e cerejas

Antónia Domingues - Jardim de Infância de Aldeia de Santo Estêvão -
Sernancelhe
Estamos na época em que muitas das crianças deste JI têm morangos e cerejas nos seus quintais e sendo, estes, frutos muito apreciados, foi realizado algum trabalho sobre os mesmos.
As histórias de base e motivação foram "Quem tirou os meus morangos" da colecção Biblioteca de Valores e, posteriormente, relativamente às cerejas, foi o conto "A ferradura e as cerejas" da colecção "Contos tradicionais Portugueses". Não podia também deixar de fazer referência ao ambiente e à necessidade da reciclagem.
Em qualquer destes temas, a matemática, com os seus diversos conteúdos e conceitos, está sempre como grande objectivo a desenvolver, assim como a linguagem nas suas diversas expressões.
Modelagem realizada com massa de farinha. Posteriormente foram colados pés de cerejas às cerejas modeladas realizando-se um móbil.
Foram carimbados círculos vermelhos mediante uma indicação prévia. Círculos maiores do lado direito da folha (8), e oito PARES de círculos mais pequenos do lado esquerdo. Depois de seco, as crianças desenharam os "pés" às cerejas
Após ter apresentado uma pequena poesia em pictograma as crianças fizeram o respectivo desenho de acordo com o mesmo pictograma.
Após a visualização de um filme e da realização de um jogo relacionado com o assunto da reciclagem, as crianças realizaram uma pintura (onde esteve presente: cor, número e formas geométricas).
Posteriormente foi realizado o recorte de diversos artigos de materiais diferentes e depois de colarem na folha da pintura fizeram a correspondência para o respectivo ecoponto onde pertenciam. Objectivos Essenciais: Seriação, correspondência e motricidade fina.

Algumas fichas de trabalho:




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd