Partilha do ATL de Alpalhão

Uma partilha de Paula Varela
Mais uma vez venho partilhar um trabalhinho realizado pelas crianças do ATL de Alpalhão.
Estivemos ao longo de algum tempo a ler alguns dos livros que fazem parte de uma colecção intitulada "Era uma vez um rei...".
Esta colecção pretende dar a conhecer episódios da vida de reis portugueses aos mais novos. Visa sensibilizar as crianças desta idade para a importância da História de Portugal e despertar-lhes o entusiasmo e a vontade de aprender sobre o passado do nosso País.
Cada livro, apresenta um rei através de uma história infantil, com linguagem simples e alguma fantasia, indo ao encontro do imaginário das crianças.
Ficámos a aprender mais sobre: D. Afonso Henriques - O Conquistador; D.Dinis - O Rei poeta; D.Pedro I - O justiceiro e D. João I - O de boa memória.
Mais tarde iremos conhecer novas histórias de outros reis que fizeram parte da História de Portugal. Como sempre, fizemos um trabalhinho manual.
 - Um castelo com o rei e a rainha, os cavaleiros, cavalos e até os crocodilos que rodeavam o castelo.

 
O Castelo foi feito utilizando uma caixa grande de cartão, os cavaleiros / soldadinhos foram feitos com garrafas de iogurtes liquidos e massa de modelar e depois pintámo-los. Os cavalos, com rolos de papel higiénico e lã e para os crocodilos, usámos cartolina. Depois fizemos o fosso com papel de seda azul e completámos a decoração com algumas pedras.

 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd