Internet em sala de aula

Sugestão de actividade para a integração das TIC no currículo
Pretende-se que criança se aperceba da utilidade da internet para o desenvolvimento do nosso trabalho.

Plano de aula: Internet em sala de aula
Nível de ensino e ano de escolaridade: Pré-Escolar
Duração: 1 dia lectivo
Objectivo:
- Sensibilizar para a importância da internet enquanto fonte de recursos.
Materiais e Recursos:
- Computador com ligação à internet
- Vídeo projector
- Impressora
- Folhas A4

Desenvolvimento da actividade:
- Explorar oralmente as possiveis utilizações da internet.
Questões que poderão ser colocadas ao grupo:
 “O que se pode fazer com a internet?”;
“Para que serve?”;
“O pai/mãe utiliza a internet para quê?”
(...)
- Após levantamento de exemplos da utilidade da internet, referir que a internet é útil porque nos ajuda no trabalho e na escola, na medida em que “guarda” muitas coisas de que precisamos.
- Exemplificar com caso concreto: “para ilustrar o nosso registo/mapa de conceitos de hoje, não vamos fazer desenhos. Vamos procurar na internet as que imagens de que precisamos.”
- Pedir ao grupo que dê exemplos de imagens necessárias para ilustrar o registo/mapa de conceitos.
- Efectuar a procura das imagens sugeridas através de um motor de busca tendo o cuidado de ir explicando cada passo a executar e antecipar possiveis resultados.
- Envolver as crianças na selecção das imagens encontradas e completar o registo/mapa de conceitos com as imagens impressas.
- Concluir a abordagem do tema com reflexão em grupo sobre a experiência.

Estratégias:

- Abordar o tema em grande grupo com recurso a uma história ou relato de uma experiência de utilização da internet.
- Contextualizar a actividade no âmbito de actividades habituais em sala de aula de modo a conferir-lhe significação.

Metodologias de avaliação

* Educador
Modalidade: observação directa e registo do desenvolvimento da actividade e seu impacto imediato observável no grupo.
Critérios:
- Conhecimento informal sobre a utilidade da internet;
- Expectativas em relação ao tema
- Participação no levantamento de palavras-chave (imagens) para a pesquisa.

* Criança
Modalidade: registo gráfico em grelha elaborada para o efeito e préviamente explicada.
Critérios:
- Utilidade da internet (muito / pouco / nenhuma);
- Dificuldade na obtenção do recurso pretendido (fácil / difícil);
- Utilidade da actividade desenvolvida (fiquei a saber mais / eu já sabia / preciso de ajuda para perceber).


Nota: a utilização do vídeo projector enriquece a actividade mas não a condiciona. Havendo, aconselha-se a sua utilização.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd