"O Sol e a Lua"

A Teresa Costa partilha uma história de sua autoria.
Uma pequena história para mostrar aos mais pequenos a importância da noite e a vantagem de dormirem bem. O ano lectivo passado, com a minha sala dos 5 anos, construímos um pequeno livro para ilustrar esta história. Todos os meninos levaram uma cópia para casa. Espero que gostem!

O Sol e a Lua
"Vou contar uma história que se passou há muito, muito tempo, numa terra distante rodeada por um mar azul e límpido e de florestas verdejantes repletas de animais de todas as cores, feitios e tamanhos.
Nessa terra habitava um povo muito feliz, todos se conheciam e se respeitavam.

De manhã, quando o Sol acordava, alegre, quente e brilhante, toda a gente se levantava com muita vontade e ânimo para começar um novo dia. Os adultos iam trabalhar e as crianças iam para a escola entusiasmadas e ansiosas para aprenderem coisas novas. Quando o dia acabava, o Sol ia dormir e a Lua tomava o seu lugar. Toda a gente ia dormir.

Mas um dia, a Lua aborrecida de fazer sempre a mesma coisa, decidiu partir à descoberta de novas Galáxias deixando o Sol muito admirado sem perceber o que se estava a passar.

O tempo passou, e aquele povo, outrora bem disposto e alegre, tornou-se num povo mal disposto, sem vontade para aprender, brincar, sem regras, sem horas para comer e dormir. 

As crianças, essas, só pensavam em brincar… 

“ Isto não pode continuar” – dizia a Estrela Chefe às suas ajudantes estrelinhas.

Assim, ordenou a duas estrelinhas que fossem procurar a Lua e a trouxessem de volta.
Quando a Lua chegou, o Sol explicou que a função dela, de trazer a noite, era muito importante, pois é  durante a noite que os adultos carregam as suas energias, e as crianças, além de carregarem as energias para acordarem bem dispostas e aprenderem melhor,  também crescem.
A Lua entendeu. Pediu desculpa por ter causado toda aquela confusão e nunca, nunca mais, deixou de cumprir a sua missão. Tudo voltou ao normal.
E agora, tal como os meninos daquela terra, também vocês vão relaxar, fechar os olhos e imaginar que a Lua está a cantar uma bela canção de embalar. Boa noite e bons sonhos!"


2 comentários:

Luz disse...

Obrigado pela partilha!

rosarinho disse...

Muito bonita a história, gostei!
obrigada por partilhar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd