Partilha de ideias

Uma partilha da Educadora  Antónia Domingues - Jardim de Infância de Aldeia de Santo Estêvão - Sernancelhe

"Começa o ano e mais uma vez, graças a este lugar de partilha, podemos ver coisas que por aí se fazem no nosso país e nas nossas escolas. Desejo também poder continuar a contribuir para essa partilha de ideias com algum do trabalho que vou fazendo no  "meu" Jardim de Infância. Bom ano e bom trabalho."

"Após o regresso à escolas, as crianças foram convidadas a apresentarem-se e a falar sobre o que mais gostavam. Nesta sequência, procederam à carimbagem da sua mão e a partir daí desenharam-se a si mesmos. Após recortarem colaram na folha aquilo que haviam dito que mais gostavam. Esta actividade proporcionou o diálogo, melhor integração no grupo,  o conhecimento do outro,  a exploração do seu proprio corpo, etc."


"Quando as aulas começaram o calor fazia-se sentir e estávamos ainda no  Verão.  Em diálogo foi perguntado às crianças como tinham sido as suas férias e se tinham ido à praia. Depois de se explorar este tema a nível da linguagem, as crianças realizaram pintura sobre a qual colaram areia e pedrinhas. Desenharam pessoas, recortaram sombreiros e colaram todos estes elementos. Para se fazer a distinção entre mar e céu algumas crianças pintaram as ondas. Este trabalho teve como principal objectivo o desenvolvimento da linguagem, a memória e destreza manual."


"Após explorar a história  A raposa e as melancias as crianças comeram melancia. A partir daí procedeu-se à  exploração de cor,  forma, sentidos do paladar, adjectivos para qualificar a melancia, etc. Esta actividade foi concluida com a realização de uma fatia de melancia através de recorte e colagem."



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd