Uma estreia!

A primeira partilha de Arminda Almeida - Educadora de Infância no JI do Laranjeiro nº 1 (Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luis Gomes)

Após muito tempo de recolha de novas ideias e formas de variar a minha prática pedagógica, ganhei coragem e achei que seria justo partilhar também algumas das minhas práticas.

Hoje apresento a actividade de exploração das cores, associadas às folhas de Outono.
As crianças apanharam pequenos ramos de Tília, uma árvore centenária que existe no nosso Jardim de Infância. Modelaram as folhas em plasticina e transformaram um pequeno ramo numa linda árvore de Outono.



Apresento também outras duas actividades que o grupo realizou no início do ano lectivo, quando estávamos a conhecermo-nos individualmente e a caracterizar o grupo.
Cada criança foi medida e com fitas métricas que se encontram disponíveis em  lojas ( materiais de construção ou de mobiliário), foi marcada a altura e organizada uma escala crescente das diferentes alturas.
O tamanho corresponde à medida correcta desde o chão, mas encontram-se dobradas e presas no placar para não se danificarem. Fizemos também um gráfico com os pesos individuais e organizámo-lo por ordem crescente. Esta actividade permitiu muita comunicação entre todos, reconhecendo diferenças, semelhanças, assim como utilizar um vocabulário adequado a novas noções matemáticas (ordem, posição e grandeza).



1 comentário:

Luz disse...

Tens razão, as arvores ficaram o mãximo. Parabéns para ti e para os artistas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd