"A árvore da vida"

Uma partilha da Educadora Paula Pinho - JI de Candosa

Gostaria de partilhar convosco um dos nossos últimos Projectos que tem exigido muito do nosso tempo e disponibilidade. Este Painel de Aniversários prende-se com o Tema do Projecto Curricular do Departamento, “O nosso Planeta”, o qual  pretende sensibilizar as crianças para a necessidade da preservação do meio ambiente.

Decidimos pegar no material existente no nosso JI e na natureza e fizemos uma árvore e respectivas folhas com restos de serapilheira; flores, com molduras feitas de cartão de pacotes de leite e lã; ouriços, feitos com sementes de girassol, abóbora e serapilheira; girassóis, com papel crepe e pompons.

Como podem ver, recorremos a diferentes técnicas: colagem, modelagem, pintura, tecelagem (meio ponto), enlaçamento da lã à volta da moldura, e outras,  privilegiando o contacto com diferentes materiais, texturas e cores e promovendo, em simultâneo, o desenvolvimento de competências na Área do Conhecimento do Mundo.

Por último, foi desenvolvido um trabalho no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no que respeita à modelagem das letras que formam as palavras que dão nome ao nosso painel  "A árvore da vida".

Este título não é de todo inocente, uma vez que remete para um outro trabalho elaborado pelos alunos com base numa obra de Gustav Klimt intitulada “A Árvore da Vida, ou a Árvore do Conhecimento”. Após um breve abordagem à vida e obra deste pintor, nomeadamente desta pintura, no que respeita a formas, cores e símbolos, foi solicitado ao grupo de 4 e 5 anos que reproduzissem a obra em questão. Utilizaram pincéis nº 4 e 6 e fizeram pintura a guache.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanta coisa legal para fazer para meus alunos!
Já estou te seguindo e se puder ,passa no meu,humildezinho,sem pretensão,pra dar uma força...
http://www.tiaprifessora.blogspot.com
Bjos:)Pri

Anónimo disse...

Quanta coisa legal para fazer para meus alunos!
Já estou te seguindo e se puder ,passa no meu,humildezinho,sem pretensão,pra dar uma força...
http://www.tiaprifessora.blogspot.com
Bjos:)Pri

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd