Ciclo do mel

Educadora Paula Pinho - JI de Candosa

Este Projecto iniciou-se com os Marcadores de Livros. Depois as ideias foram surgindo até que, num passeio pela localidade, descobrimos que o vizinho, Sr. José, tinha colmeias na sua quinta. De repente tudo fez sentido: flores, abelhas, colmeias, joaninhas, bichos-da-seda = Primavera = Ciclo do Mel.
Tratou-se de um projecto muito pertinente e interessante, uma vez que se conseguiu trabalhar todas as Áreas de Conteúdo, como, por exemplo: observar e descrever diferentes tipos de mel (cor, viscosidade, sabor); ordenar e sequenciar imagens; ajudar a abelha a encontrar o caminho da flor para a colmeia – Labirinto, fazer leitura de imagens; trabalhar as “adivinhas”, aprender canções; utilizar o corpo e a voz para imitar a “abelha” ; adquirir novo vocabulário; realizar experiências com Mel, entre outras.

Partilhamos assim convosco o nosso placard com o Favo de Mel feito com os seguintes materiais: plástico, paus de gelado e rede pintada.
 Abelhas, lagartas e joaninhas foram feitas com rolhas e plasticina (o favo foi construído pelos adultos, as crianças ajudaram a colar os paus).
As flores foram feitas com caixas de ovos. No outro placard trabalhámos algum do vocabulário adquirido com este projecto, adivinhas, a “Canção da Abelhinha”, e algum trabalho de consciência fonológica e de percepção, discriminação e memória visual, elaborado para o efeito.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd