Educadora Ana Paula Reis - Jardim de Infância do Centro Educativo - sala 3
Vendas Novas
Tendo como ponto de partida um livro "Planetas e Estrelas" que uma das crianças trouxe para a sala do Jardim de Infância, iniciámos uma viagem pelo Sistema Solar e terminámos na nossa cidade. Após diagnóstico de interesses da turma sobre esta temática a Educadora planificou (planificação bimensal de Maio, Junho) em função da mesma. Na semana passada terminámos a nossa pesquisa e gostaríamos de partilhar alguns dos trabalhos que realizámos em contexto de sala.
Enumeramos alguns dos objectivos que pretendemos atingir com a exploração desta temática:
- Implementar experiências educativas onde a criança desenvolva atitudes inerentes ao trabalho científico, destacando-se a motivação, através da estimulação da curiosidade, interesse e prazer;- Despertar o interesse e curiosidade pelo aspecto do céu, objectos celestes e fenómenos astronómicos;
- Enriquecer as representações astronómicas infantis;
- Identificar e conhecer todos os planetas que fazem parte do sistema solar e as suas caracteristicas (quantes, gelados, gasosos...)
- Desenvolver a capacidade de construir em 3D;
- Levar a criança a compreender, interpretar, orientar-se e integrar-se no mundo que a rodeia, e no espaço alargado: localidade, distrito, país, continente, planeta…
- Nomear os diferentes continentes da Terra;
- Adquirir conhecimentos e formar conceitos sobre os fenómenos da Natureza (maremotos, vulcões, tempestades...);
- Identificar onde podemos encontrar água no planeta Terra (oceanos, mares, rios, lagos...);
- Dia e noite – Experiência com lanterna (movimento da terra);
- Cuidados a ter com a conservação do nosso planeta - Reciclagem;
- Identificar o nosso país no mapa e os dezoito distritos.
- Localizar a cidade de vendas Novas no distrito;
- Identificar os Símbolos da identidade Nacional - Bandeira e Hino;
- Revelar prazer por observar, conhecer e descobrir o mundo que nos rodeia;
- Conhecer as características do país e relacioná-las com as do lugar onde vivemos;
- Saber identificar particularidades da nossa região: espaços próximos, , arquitectura, trabalho das pessoas, recursos naturais, meios de transporte, festas populares e tradições.
- Desenvolver a percepção para descobrir semelhanças e diferenças.
- No domínio da Localização no espaço e no tempo, levar a criança a:
- Desenvolver a percepção para descobrir semelhanças e diferenças.
- No domínio da Localização no espaço e no tempo, levar a criança a:
. utilizar noções espaciais (dentro/fora/entre, em cima/em baixo, perto/longe, atrás/à frente, esquerda/direita)
. localizar elementos nos seus espaços
. identificar elementos numa foto
. descrever itenerários
. localizar elementos nos seus espaços
. identificar elementos numa foto
. descrever itenerários
. dsitinguir unidades de tempo básicas (dia/noite, manhã/tarde, semana/estações do ano, ano…)
. reconhecer formas de representação da terra
. nomear, ordenar e estabelecer sequências de diferentes momentos da rotina diária.
. reconhecer formas de representação da terra
. nomear, ordenar e estabelecer sequências de diferentes momentos da rotina diária.
Sem comentários:
Enviar um comentário