Atividades do JI de Aldeia de Sto Estevão

Antónia Domingues
Jardim de Infância de Aldeia de Santo Estêvão - Sernancelhe

Após uma das crianças do grupo ter levado para a sala algumas maçarocas de milho, foi visitar-se uma laja onde estava milho a secar e observou-se todo o trabalho que se efectua com este cereal. Dialogou-se e registaram-se vocábulos novos.
Posteriormente, estando a trabalhar o tema "Eu - o meu corpo", realizaram-se individualmente figuras humanas com as folhas das maçarocas, utilizando a técnica de recorte e colagem.
Os objectivos desta actividade foi desenvolver a coordenação de movimentos, reconhecer partes constituintes do corpo, identificar características do corpo humano, entre outros.


Posteriormente apresentei a história "Iaci e a boneca", aproveitando para dar continuidade ao trabalho que estava a realizar sobre o nosso corpo, os sentimentos e as expressões. Após a dramatização da história, foi realizado um livro pelas crianças mais velhas do grupo. Para a realização deste livro foi utilizado exclusivamente material natural próprio do milho como sendo as folhas das maçarocas e as barbas de milho, tudo com recorte e colagem.




Os objectivos de todo este trabalho foi essencialmente incentivar a capacidade de dramatização, estimular a concentração, a imaginação e a valorização pessoal, para além da continuidade dos objectivos anteriormente expostos.
Após a elaboração do livro, puderam ver novamente a história elaborada pelos próprios mas em powerpoint, facto que deixou o grupo muito orgulhoso e satisfeito. ( ver Powerpoint da história)
Após todo este processo foi confeccionado na sala papas de milho e pipocas que as crianças comeram com todo o prazer.
Como forma de consolidação de conhecimentos, numa abordagem de iniciação à escrita e à matemática elaborei umas fichas para os 5 , 4 e 3 anos realizarem.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd