Atividades na creche

Carla Santos
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Atouguia da Baleia  
Sala 1 ano
Este ano lectivo encontro-me a trabalhar na creche com crianças de 1 ano. Dou também apoio ao berçário. Resolvi partilhar convosco algumas actividades que tenho realizado, espero que a partilha seja útil.
Trabalhamos muito as histórias com animais pois são aquelas que as crianças mais gostam. Tentamos sempre contar a história de uma forma diferente.  Juntamos música e trazemos à sala os animais. Claro que a história fica com outro "sabor" mais "apetitosa", provocando outras reacções e estímulos diferentes. Trouxemos patos, gatos, peixes, tartarugas, etc.
Da história partimos também para outras actividades a que chamamos os nossos pequenos projectos. Foi o caso da história da galinha. Observámos maçarocas porque as galinhas comem o milho, depois vimos o ovo e como é que ele era por dentro. Também provámos o ovo, fizemos uma galinha com a nossa mão e cantámos muitas canções e aprendemos uma poesia pequenina.
Da história do Peixinho, surgiu também outra actividade que foi um móbile, com cds usados, um peixe.
Fizemos também um trabalho sobre o Outono, embora tivessemos escolhido o dia certo, pois com os dias de Verão que tem feito é dificil explicar às crianças o que é o Outono.
Num dia com alguma brisa e muitas folhas caídas no nosso jardim, resolvemos ir à procura do Outono, apanhámos muitas folhas e escutámos o vento e vimos como abanavam as árvores.
Fizemos todos uma árvore de Outono com as nossas mãos, pois elas eram as folhas de várias cores que estavam no nosso jardim. E fizemos também um móbile com as mãos que simbolizavam as folhas a cair.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd