Ciclo do pão

Paula Manuel
JI de Candosa
Gostaria de partilhar convosco alguns trabalhos resultantes deste mini-projecto do Ciclo do Pão.

No Dia Mundial da Alimentação procurei:

-sensibilizar o grupo para a importância de fazermos uma alimentação equilibrada e saudável ;

- reforçar a ideia de que é primordial e necessário tomarmos um bom pequeno - almoço.

Utilizei como estratégia o computador e a internet para explorar as histórias da “Galinha Ruiva” e do “Ciclo do Pão” No fim do período da manhã amassamos o pão, que comemos ao lanche com manteiga.
Este mini - projecto do Ciclo do pão foi trabalhado em todas as áreas de conteúdo: por exemplo, na área de conhecimento do mundo conduzi o grupo na descoberta, através do tacto e do paladar – jogos sensoriais, das semelhanças e diferenças entre a farinha, o sal grosso e o açúcar. Na matemática contaram sacos de farinha e moinhos, no português descobriram quantas sílabas têm as palavras pão, farinha, moinho, moleiro e milho. Sequenciaram as imagens e recontaram a história do Ciclo do Pão e ilustraram a canção do moleirinha, entre outras actividades.
 


Este projecto terminou com a pintura de um painel baseado na história da Galinha Ruiva. Na pintura foram utilizados diferentes pincéis e esponjas. O grupo de 3 anos fez a galinha e os pintainhos com feijões, cevada e milho. No moinho utilizamos uma caixa de plástico de detergente cortada ao meio. Foi pintada com tinta branca misturada com cola branca e foi “caiada” com farinha. Utilizamos Eva para a porta e janela. As velas foram feitas com restos de tecido branco e palitos. No nosso campo de cereais utilizamos espigas apanhadas nas saídas de campo. Este painel serviu de pretexto para conversarmos sobre o vento e energia eólica. O Projecto Curricular do nosso Departamento deste ano lectivo intitula-se: “O Nosso Planeta - O Ar”.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd