...mas temos mesmo de participar?


Esta é uma dúvida que por vezes toma de assalto alguns Educadores/Professores quando confrontados com projectos ou actividades propostas pela direcção* da Escola e, na maioria dos casos, reflecte apenas desconhecimento face a aspectos relevantes que justificam a importância da participação de todos nas referidas actividades.

Para entendermos esta e outras questões, é imperativo termos claro que cada um de nós é um elemento do conjunto que constitui o universo Escola. É fácil perceber que quando integramos uma Escola/Agrupamento de Escolas, vinculamo-nos à missão definida para a instituição. Passamos a estar sujeitos às linhas orientadoras do projecto definido para aquela escola em concreto, e cabe-nos por isso, a responsabilidade de contribuir para o sucesso do projecto de Escola.
A ideia, se existe, de que a aceitação da participação nas propostas da direcção da Escola depende de vontades individuais, não cabe já no modelo actual de escola.

Isto é fácil de perceber se pensarmos que não somos trabalhadores em nome individual, os quais fazem o que entendem, quando entendem e como entendem. Pelo contrário. Somos parte integrante de uma instituição, a qual definiu claramente a sua missão, bem como os objectivos a atingir, e cujo sucesso depende da participação conjunta de todos os elementos da escola.
Para o sucesso das metas estabelecidas, a direcção da escola recorre à implementação de projectos e programação de actividades, estratégias estas, que resultam, em grosso modo, quer da iniciativa da própria escola, quer de protocolos celebrados com outros parceiros (autarquia, associações, empresas, etc).
Um protocolo, uma candidatura a um programa ou projecto, deverá ser encarado também pelo docente, com seriedade, na medida que implica a aceitação, por parte da direcção da escola, de um compromisso. Trata-se de um contrato celebrado entre a Escola e outro organismo. Por outras palavras: se a Escola assume o compromisso de implementar um projecto ou participar numa actividade e não não cumpre, então falha. Desrespeita compromissos assumidos. Daqui poderão resultar prejuízos vários, quer para a Escola, quer para a outra parte.
Por isso...
_ Temos mesmo de participar? Devemos!
Não queira ser o elo fraco. Para o sucesso da Escola/ Agrupamento contribuimos todos. É nosso dever.
_______________________________
* Com a eleição do director de Escola, extinguiu-se o Conselho Executivo, passando a designar-se Direcção.

2 comentários:

Luz disse...

Concordo plenamente contigo!
Já que somos parte de um corpo vivo, a escola, então temos que dar o nosso melhor para o manter de saúde e em pleno funcionamento. E se por acaso aquilo que nos é pedido não é adequado à idade das nossas crianças, então tudo o que temos que fazer é adaptá-lo a elas, de modo a poder dar o contributo do Pré - Escolar, normalmente tão rico e tão genuíno. Só assim conseguiremos afirmar-nos como profissionais competentes neste vastíssimo mundo que é a escola!
Boas férias
Luz

Albertina Pereira disse...

Luz, eu espero que nada seja pedido ao Pré-Escolar que não seja o adequado, caso contrário deve ser revisto pela Direcção e aqui cabe o contributo de cada um de nós de que falava. Melhorar é possível mas só com a participação de todos. Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd