Era uma vez...



Era uma vez, lá na Judeia, um rei,

feio bicho, de resto.

Uma cara de burro sem cabresto
e duas grandes tranças.

A gente olhava, reparava e via
que naquela figura não havia
olhos de quem gosta de crianças.

E na verdade, assim acontecia.

Porque um dia, o malvado,

só por ter o poder de quem é rei,

por não ter coração,

sem mais nem menos,

mandou matar quantos eram pequenos

nas cidades e aldeias da Nação.

Mas, por acaso ou milagre, aconteceu

que, num burrinho pela areia fora,

fugiu daquelas mãos de sangue um pequenito

que o vivo sol da vida acarinhou.

E bastou esse palmo de sonho
para encher este mundo de alegria,
para crescer, ser Deus,
e meter no inferno o tal das tranças,

só porque ele não gostava de crianças.

(Miguel Torga)
----------------------*-------------------
Recebi este poema da Isabel Martins

1 comentário:

Paula Duarte disse...

Tenho este poema num livro que me ofereceram no Natal de 1974, da editora Ulisseia, que é uma antologia de Alice Gomes. Sempre gostei deste poema que nunca mais esqueci e o qual ensino ás minhas crianças quando falamos do Natal.
Este livro acompanha-me há 35 dos meus 42 anos.
Tem poemas lindos de Engénio de Castro, Almeida Garrett, Fernando Pessoa e tantos outros.
Foi bom encontrá-lo aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd