* * * * * * * * * Cantinho da Música * * * * * * *

A pretexto do dia da música, porque não criar um cantinho da música?

A minha sugestão:
Espaço:

Criação de um espaço que permita ouvir música em sossego e que se constitua como um relaxário (conceito em voga e muito apetecível, especialmente para nós!). Mas a criança também precisa de momentos de sossego e retiro, sobretudo aquelas que passam demasiadas horas na instituição, e este seria um espaço ideal.
Um cantinho acolhedor, um tapete e umas almofadas para duas crianças no máximo. Algum isolamento de preferência, o que poderá conseguir-se com tecido, imitando uma tenda árabe.
Um leitor de CD ao alcance da criança, que depois de perceber como funciona, possa ser usado autonomamente.

· As regras:
Neste espaço apenas poderão ouvir música e descansar e não poderão estar mais de duas crianças. O som da música não pode estar alto para não colidir com outras actividades/espaços. À criança deverá ser explicado que o cantinho é para relaxar! Quando quiser abandonar o espaço, desliga a música.

Dedique cada semana a um álbum/artista. Fotocopie a capa do CD e crie uma espécie de cartaz onde conste além do nome do artista, também a cara. Dessa forma irá associando música ao músico. Ensine o nome, fale sobre ele, diga de que género de musica se trata. Não seja preconceituosa(o) em relação a géneros musicais. Todos são válidos, mesmo aqueles de que não gosta. Durante a semana reforce a ideia do nome e do estilo a fim de que apreendam o que puderem.

Anime-se! Dê vida à música na sua sala!



Dica: poderá decorar o espaço com CD´s velhos e colar fotos de artistas conhecidos em estrelas grandes, ao estilo anos setenta!


· Colaboração:
Incentive a criança a trazer um CD de casa e explore com eles as informações relativas ao mesmo: nome do artista, género de música, etc.

Tudo que é explicado à criança com cuidado e interesse é apreendido. Se oferecer à criança a oportunidade de conhecer diversos estilos de música ela aprenderá.

Como Educadora já tive a oportunidade de criar um cantinho da música deste género e foi das actividades onde obtive maior sucesso e grande satisfação. Até os pais passaram a ter curiosidade em espreitar para o placar do "artista da semana"!
As crianças rapidamente aprenderam a usar o leitor de CD e a apreciar o seu “retiro” musical. Com o tempo, passámos a falar sobre estilos de música e cantores, alguns dos quais nem eu conhecia. No fim do ano, porque a música ganhou um espaço importante no nosso relacionamento, recebi duma das crianças como oferta um CD de jazz, e uma das meninas obrigou os pais a levarem-na ao festival de Jazz, porque já ela gostava também.


· Animação do espaço/actividade:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sd